Alunos de artes estudam o multifacetado Fernando Sardo

- Publicado em 27/06/2018 às 09:57 - Atualizado em 27/06/2018 às 10:06

Fanfarra agitou os alunos que gostaram do que aprenderam
Créditos: Prefeitura de Pinheiro Preto Baixar Imagem

Os alunos de arte do 4º ano do Centro Educacional Padre Trudo Plessers fizeram um estudo sobre o artista Fernando Sardo, na última terça-feira, dia 26. Sardo é músico, luthier, artista plástico e arte-educador. Trabalha com o conhecimento musical e arte, produzindo instrumentos musicais com material reciclado. As crianças foram orientadas pela professora Karina Chiarani que conta que cada uma confeccionou o seu instrumento musical. Desta maneira, de acordo com a professora, elas foram incentivadas a reciclagem e a reutilização de materiais que seriam descartados.

Karina conta que membros da fanfarra Municipal foram convidados para apresentar os instrumentos. Os alunos conheceram a história da fanfarra, o nome e o som de cada instrumento. Tiveram a oportunidade de tocar e divertir-se com alguns instrumentos. “Conhecer os instrumentos despertou a curiosidade de cada um, ajudando a criança a perceber o ritmo, promovendo a criatividade e a reflexão”.

O ARTISTA

Músico multi-instrumentista, compositor, artista plástico, lutier e artista educador. Fernando Sardo constrói instrumentos, esculturas sonoras e instalações musicais que podem ser encontrados em diversos parques e espaços culturais no Brasil e exterior. Ao longo de sua carreira já participou de várias trilhas sonoras para cinema, dança e teatro e em diversas exposições individuais e coletivas em espaços culturais e instituições.

Seu trabalho diverso assim como seus projetos de arte-educação são vistos e desenvolvidos no Brasil e exterior. Seu trabalho é fruto de pesquisas iniciadas em 1980 em música e luteria étnica de diversas épocas e culturas distintas. Sardo já construiu mais de 160 instrumentos musicais e Esculturas sonoras com matéria prima alternativa, orgânica e sintética. Esta pesquisa caracteriza suas composições musicais que contém grande variedade de timbres e sonoridades.

Desde 1989 Sardo ministra oficinas de música e luteria experimental, fazendo parte de um trabalho artístico, pedagógico e social que aponta para a democratização da cultura e da educação. Nessas oficinas estimula a prática musical e o desenvolvimento da criatividade de forma lúdica, relacionando arte, etnias e ecologia. O público tem a oportunidade de construir e tocar seus próprios instrumentos e aprender sobre música e ecologia, em um incentivo à criatividade, à crítica e à reflexão.

www.fernandosardo.com.br

Fernando Sardo