---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Programa "Amigos do Zippy" está sendo desenvolvido no Centro Educacional Padre Trudo Plessers

Publicado em 12/08/2019 às 16:22 - Atualizado em 12/08/2019 às 16:36

A secretaria de Educação do Município de Pinheiro Preto, adquiriu no início do ano letivo de 2019, o Programa Amigos do Zippy .Esse programa visa promover a saúde mental das crianças pequenas. O conceito fundamental em que se baseia o programa Amigos do Zippy é muito simples: Se crianças pequenas aprenderem a lidar com dificuldades, elas serão mais aptas a lidar com problemas e crises na adolescência e na idade adulta.

O programa foi desenvolvido especificamente para crianças de seis a sete anos de idade, com qualquer aptidão. Ele ensina essas crianças a lidarem com as dificuldades do dia-a-dia, a identificarem seus sentimentos, e conversarem a respeito deles e também a explorarem maneiras de lidar positivamente com eles. Além disso, o programa as encoraja a ajudarem outras pessoas em seus problemas.

O programa está sendo desenvolvido no Centro Educacional Padre Trudo Plessers, com as crianças do 1º ano ao 5º ano. Sua aplicação é realizada pela Psicóloga Tânia Zanella, com a colaboração de todos os professores e da Diretora Veronice Fritzen.

O que é o Programa Amigos do Zippy?

É um programa desenvolvido em sala de aula, com carga horária de uma hora por semana, durante 24 semanas. O programa compreende uma série de seis histórias intituladas Amigos do Zippy. 

O Zippy é um inseto – um bicho-pau –, e seus amigos são um grupo de crianças. Nessas histórias, os personagens vivenciam situações de dificuldades familiares às crianças: amizade, comunicação, solidão, ameaças, mudanças, perdas, etc. Cada história é ilustrada com uma série de figuras coloridas.

No programa Amigos do Zippy não se diz às crianças o que elas devem fazer. Não há afirmações como: “Esta solução é boa e aquela é ruim”. Em vez disso, o programa encoraja as crianças a construírem muitas estratégias positivas e a pensarem por si mesmas. 

O programa também não é focado apenas em ajudar as crianças a lidarem com seus próprios problemas. Ele leva à percepção da importância de conversar com outras pessoas quando nos sentimos tristes ou aborrecidos e a ouvir outras pessoas quando estas se encontrarem em situações semelhantes. 

Dessa forma, desenvolve a habilidade da criança tanto em dar quanto em receber apoio.

No processo de aprendizagem, a repetição é um passo importante. Por essa razão, cada aula começa com uma revisão do que já foi aprendido na semana anterior, sendo as mensagens-chave reforçadas ao longo do programa.

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar