Pinheiro Preto recebe o Plano da Cultura Municipal

Publicado em 19/12/2019 às 11:24 - Atualizado em 19/12/2019 às 11:24

No dia 12/12, Pinheiro Preto recebeu o Plano da Cultura Municipal. O trabalho é resultado de planejamento desenvolvido ao longo do ano e visa nortear as ações culturais que serão desenvolvidas durante os próximos dez anos. O evento foi realizado no Centro de Eventos Vitória (CEVI) e reuniu secretários, conselhos municipais de cultura, prefeitos e comunidade.

O trabalho para formulação do Plano de Cultura contou com nove encontros. Inicialmente foi apresentada a proposta para entendimento do objetivo do desenvolvimento do Plano de Cultura. Na sequência, foi dado início ao mapeamento, que buscou informações sobre a cultura do município. A partir do mapeamento foi realizado o Fórum de sensibilização, onde as informações serviram de base para discutir as prioridades das ações na área da cultura, que foram documentadas, contando com a participação popular. Um segundo Fórum foi realizado para validação dessas ações sendo elaborado o Plano de Cultura, entregue pelo representante da Cultura de cada município para o respectivo prefeito.

A AMARP oportunizou esse trabalho através de Termo de Adesão entre os Municípios do Colegiado, sob coordenação de Roselaine Vinhas, que orientou o desenvolvimento de todo trabalho e enaltece a grande participação popular na construção do Plano Municipal de Cultura. Segundo Roselaine: “A área Cultural de Pinheiro Preto ganhou em 2019 um grande aporte estruturante com a organização das políticas públicas para a área. O Município engajou-se com o Colegiado de Cultura da AMARP na elaboração do Plano Municipal de Cultura e no alinhamento do Sistema Municipal com o Sistema Nacional de Cultura (Art. 216-A da Constituição Federal) Este passo tramitou por coleta de dados da área na elaboração do Mapeamento Cultural, realização de dois Fóruns Municipais de Cultura e tratativas locais para encaminhamentos legais da pasta cultura na gestão municipal.  É uma nova "cena Cultural" para Pinheiro Preto, estruturada e com entes de promoção e avanços da área, desde sua memória até sua prospecção para o futuro”. Colaboração da Secretária de Educação, Cultura e Esporte Rosania Rossatto Zago e Luciana Menegola presidente do Conselho na elaboração do Plano Municipal da Cultura.